Embrapa Suínos e Aves
Sistema de Produção, 1
ISSN 1678-8850 Versão Eletrônica
Jul./2003
Produção Suínos
Autores

Início

Importância Econômica
Proteção Ambiental
Planejamento da Produção
Construções
Material Genético
Nutrição
Biossegurança
Vacinação
Limpeza e Desinfecção
Monitorias Sanitárias
Tratamentos
Fatores de Risco
Manejo da Produção
Manejo Pré-abate
Manejo de Dejetos
Gerenciamento
Mercado e Comercialização
Referências Bibliográficas
Glossário


Expediente

Glossário
A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

 

A

Aminoácidos - Substâncias orgânicas que possuem a propriedade de unirem-se umas as outras, formando as proteínas.

Aminoácidos Sintéticos - Substâncias produzidas e purificadas via síntese química ou fermentação biológica e adicionadas às rações para atender às exigências nutricionais (aminoácidos) dos animais.

B

Barlavento - Direção de onde sopra o vento.

C

Caducifólias - Diz-se das plantas ou vegetações que não se mantêm verdes durante o ano todo, perdendo as folhas na estação seca ou no inverno.

Cloreto amônia - Substância química fornecida na ração por um determinado período, como auxiliar no tratamento de infecção urinária. Exerce sua ação como acidificante da urina, elevando o pH para níveis impróprios para o crescimento bacteriano, além de promover um aumento na ingestão de água.

Complementariedade - Combinação de distintas características que se destacam no pai e na mãe e que se manifestam de forma complementar nos descendentes.

Concentrado - Mistura completa de minerais, vitaminas e ingredientes protéicos que deve ser associada a um ingrediente energético de modo a compor uma ração nutricionalmente balanceada. É também chamado de Concentrado Protéico.

Constipação - Estado patológico causado pela diminuição ou parada dos movimentos peristálticos do intestino, causando a retenção do bolo fecal (fezes). É causado principalmente pelo fornecimento de ração pobre em fibra.

Conversão alimentar - Índice fornecido pela relação entre o consumo de alimento e o ganho de peso dos suínos.

Corredor de manejo - Corredor, com muretas laterais, ligando as instalações por onde os animais são movimentados.

D

Descarga vulvar - Também chamado de corrimento vulvar. São secreções expelidas pela vulva, podem apresentar-se de forma discreta a profusa, com aspecto variando de micopurulento a hemorrágico. Constitui sinal clínico de infecção do aparelho genital feminino.

Digestibilidade - Expressa em percentagem, representa a parte dos nutrientes ingeridos que é digerida no trato digestivo. É também chamada de digestibilidade aparente.

Disponibilidade - Proporção de um nutriente fornecido via alimento que pode ser absorvido e utilizado pelo animal para satisfazer as exigências nutricionais. É também chamada de disponibilidade aparente e expressa em porcentagem.

Doença enzootica - Doença de ocorrência estável em período sucessivos, em um rebanho ou determinada região.

Doença epizootica - Doença com forte variação na sua ocorrência em períodos sucessivos, em um rebanho ou determinada região.

Doença multifatorial - Doença causada por uma combinação de microorganismos e fatores de risco ligados ao meio onde os animais são produzidos.

E

Escamoteador - Local apropriado para alojar os leitões na maternidade.

Estudo epidemiológico - É o estudo de doenças e suas causas em uma população e suas relações com o meio ambiente onde os animais são criados.

Exigências nutricionais - Quantidades mínimas de cada nutriente e de energia que o suíno necessita receber ao dia para o melhor desempenho em cada fase de produção.

F

Fumigação - Desinfecção realizada com produtos voláteis (gás), usada para desinfetar materiais que não podem ser submetidos à desinfecção líquida. Os produtos normalmente utilizados são o formol e o permanganato de potássio.

G

Gene halotano - Gene recessivo que condiciona a manifestação da síndrome do estresse suíno, provocando mortes súbitas, e influencia negativamente a qualidade do produto final, provocando o surgimento de carne PSE (pálida, flácida e exudativa).

Genótipo - Constituição genética ou carga genética particular de um indivíduo.

H

Hipotermia - Refere-se à temperatura corporal abaixo do limite fisiológico normal para a espécie.

Homeostase - Estado de equilíbrio do organismo vivo em relação as suas várias funções e à composição química de seus fluidos e tecidos.

Homeotermia - Processo por meio do qual o animal mantém a temperatura do núcleo corporal aproximadamente constante, por meio de processos de aumento e dissipação de taxas de calor, mediante as flutuações ocorridas no ambiente externo.

Homeotérmicos - Animais de temperatura constante, independente da tempertura ambiente.

I

Impacto ambiental - É a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade.

Intervalo entre lotes - Períodos regulares entre cada lote de porcas desmamadas que geralmente acontece em um dia fixo da semana em intervalos de 7, 14 ou 21 dias.

Involução uterina - É a regressão do útero ao seu estado normal anterior a gestação; Inicia logo após o parto e completa-se, na fêmea suína, por volta da terceira semana pós-parto com a completa renovação do epitélio.

J

K

L

Lanternim - Abertura na parte superior do telhado.

Licenciamento ambiental - Procedimentos legais adotados no sentido de evitar que determinada atividade polua o meio ambiente. Divide-se em 3 fases distintas (licença ambiental prévia, licença de instalação e licença de operação) regulamentadas pelos órgãos de proteção ambiental pertinentes.

M

Manejo em lotes - Consiste em dividir o total de porcas do plantel em vários lotes de tamanho idêntico que se sucedem em intervalos regulares (intervalo entre lotes) com o objetivo de planejar as diferentes fases da criação (o desmame, o cio, as coberturas, os partos e as fases de creche e crescimento/terminação).

Micotoxinas - São metabólitos secretados por determinados fungos para proteger seu ambiente de colonização. Estão presentes principalmente em grãos de cereais e quando ingeridos pelos animais podem causar intoxicação.

Microflora - Conjunto de microorganismos (fungos e bactérias) que existem normalmente em determinadas partes do organismo e que em condições normais não causam problemas à saúde desse organismo.

N

Núcleo - Mistura de minerais e vitaminas essenciais para o normal desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Em alguns casos, o núcleo poderá conter também aminoácidos.

O

Ocitocina - Hormônio produzido no hipotálamo, exerce diversas ações sobre o organismo, tais como: aumento da contração uterina, contração da glândula mamária provocando a descida do leite em fêmeas em lactação.

Onfalite - Inflamação do umbigo.

Orquite - Inflamação aguda dos testículos e/ou epididímo causado por trauma ou infecção (fúngica, bacteriana ou viral).

P

Pé-direito - Altura livre da instalação medida do piso ao teto.

Perdas embrionárias - É a morte do embrião durante o período compreendido entre a fertilização e o 35º dia de gestação, após esse período é considerado perda fetal.

Plantel - Machos e fêmeas do rebanho que se destinam à reprodução.

Poluição - Qualquer alteração nas condições ambientais originais, capaz de produzir efeitos ou impactos negativos.

Premix - Pré-mistura de micro minerais e vitaminas. O Premix pode conter apenas vitaminas, sendo chamado de Premix Vitamínico, ou conter apenas micro minerais, sendo, nesse caso, chamado de Premix Mineral.

Prepúcio - Também denominado de bainha. É uma dupla invaginação de pele que contém e recobre a porção livre do pênis quando esse não estiver ereto.

Prostaglandina F2alfa - Hormônio produzido pelo corpo uterino, atua no ovário causando a destruição do Corpo Lúteo, seu uso em fêmeas prenhes poderá causar aborto.

Proteína ideal - Proporção otimizada de aminoácidos que são indispensáveis para o desempenho normal das funções de produção. Para cada fase de produção, e para cada nível de produção, existe uma relação ótima de aminoácidos essenciais que assegura o máximo aproveitamento das fontes protéicas da ração, reduzindo dessa forma a excreção de nitrogênio no ambiente.

Q

R

Radiação - Energia eletromagnética que se propaga sob a forma de ondas.

Radiosidade - Quantidade de energia radiante levada pela superfície por unidade de tempo e por unidade de área - emitida, refletida, transmitida e combinada.

Reflexo de imobilidade - Também chamado de reflexo de tolerância. É a reação que a fêmea suína apresenta no período de cio, permanecendo imóvel para a monta do macho (reflexo de tolerância ao macho) ou pela pressão na região lombar exercida pelo homem na detecção do cio (reflexo de tolerância ao homem).

S

T

Taxa de morbilidade - Porcentagem de animais doentes em uma determinada população.

TCI - Temperatura crítica inferior - valor de temperatura ambiente abaixo do qual o animal aciona os seus mecanismos termorregulatórios para incrementar a produção e a retenção de calor corporal, compensando a perda de calor para o ambiente, que se encontra frio.

TCS - Temperatura crítica superior - valor de temperatura ambiente acima do qual o animal aciona os seus mecanismos termorregulatórios para auxiliar a dissipação do calor corporal para o ambiente, que se encontra quente.

Traço - Composição (de um concreto ou uma argamassa) expressa por uma relação numérica indicativa das proporções, em peso ou em volume dos diversos componentes.

Tronco de monta - Aparato mecânico que auxilia na cobertura por monta natural, sustentando o peso do macho quando esse possuir peso excessivo em relação à estrutura corporal (tamanho) da fêmea.

U

V

Vazio sanitário - Período em que uma sala ou instalação permanece sem animais (vazia) entre a saída de um lote e a entrado do próximo enquanto são realizadas as atividades de lavagem e desinfecção e descanso para descontaminação do ambiente.

Vetores - Qualquer coisa que permite o transporte e/ou transmissão de um patógeno, podendo ser animado (insetos, ratos, pessoas) ou inanimado (veículos).

Vigor híbrido ou Heterose - Percentual de superioridade dos descendentes em relação à média de produção dos pais. O vigor híbrido manifesta-se com mais intensidade nas características reprodutivas.

W

X

Y

Z

 

Copyright © 2003, Embrapa

Topo da Página