Embrapa Suínos e Aves
Sistemas de Produção, 3
ISSN 1678-8850 Versão Eletrônica
Nov/2007
Recomendações técnicas para a produção, abate, processamento e comercialização de frangos de corte coloniais
Elsio Antonio Pereira de Figueiredo
Gilberto Silber Schmidt
Valdir Silveira de Avila
Fátima Regina Ferreira Jaenisch
Doralice Pedroso de Paiva

Sumário

Apresentação
Introdução
Importância econômica
Aspectos agro e zooecológicos
Raças, características e exigências ecológicas (genética)
Instalações
Alimentação
Manejo
Cuidados sanitários
Preparo para o mercado
Mercado e comercialização
Coeficientes técnicos, custos, rendimento e rentabilidade
Referências
Glossário

Expediente

Glossário

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J  K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X  Y  Z

A

Abate – termo técnico que significa o processo de insensibilização, sangria, depena, evisceração e separação das partes da carcaça para consumo humano. É diferente de sacrifício, pois este não necessariamente destina o produto ao consumo humano.

Aditivo - pode apresentar vários significados, mas em geral, ao serem incorporados na ração, referem-se a substâncias adicionadas em pequenas quantidades para intensificar as propriedades desejáveis e (ou) eliminar as características indesejáveis da dieta. Podem ser classificados em: pró-nutrientes, coadjuvantes de fabricação e profiláticos

Agrovila - Aglomerado de residências no meio rural cujos moradores se ocupam de atividades agrícolas ou rurais.

Apanha - é o ato de pegar (apanhar) a ave e colocá-la dentro da caixa para transporte.

Armazenamento – ato de armazenar os produtos para formar estoque antes de enviar para o mercado.

B

Biosseguridade – conceito que inclui o isolamento e cuidados sanitários e profiláticos dos plantéis para evitar que se contaminem com organismos patogênicos.

C

Caipira – denominação atribuída a pessoas ou produtos oriundos do meio rural não modernizado e sem o uso de técnicas modernas de produção.

Cama - é todo o material distribuído em um aviário para servir de leito aos animais. Mais especificamente chama-se de cama de frango o material que, permanecendo no piso de uma instalação avícola, irá receber excreções, restos de ração e penas. O material mais comumente utilizado é a maravalha ou cepilho de madeira.

Campânula - equipamento côncavo utilizado no aquecimento das aves.

Círculo de proteção - é um círculo montado com chapas de compensados ou folhas metálicas, com altura de 0,40 a 0,60 m, cercando cada um deles, uma área de aproximadamente 7 m2 para 500 pintos. O círculo de proteção tem como função proteger os pintos de correntes de ar e limitar a área disponível aos mesmos, mantendo-os mais próximos da fonte de aquecimento, água e ração.

Colonial – originado na época do Brasil colônia de Portugal. Produzido na colônia – Produzido na propriedade dos colonos (imigrantes) que receberam uma gleba de 25 hectares, gleba essa referenciada como colônia de terra.

Compostagem - processo de degradação biológica da matéria orgânica sobre condições aeróbias, tendo como resultado um material, relativamente, estável denominado de composto.

Congelamento - ato de congelar o produto embalado para prolongar a vida útil durante o transporte e durante o tempo de exposição na prateleira no supermercado.

Cortina - pode ser de plástico especial trançado, lona ou PVC. Confeccionadas em fibras diversas, porosas, permitem a troca gasosa com o exterior, podendo funcionar apenas como quebra-vento, sem capacidade de isolamento térmico. Ela deve ser instalada nas laterais, pelo lado de fora, para evitar penetração de sol, chuva e controlar a ventilação no interior do aviário.

Cutículas – partes córneas da carcaça, principalmente unhas e bico.

D

Densidade de criação - quantidade de aves criadas por m2 de piso.

Depenagem – retirada das penas por meio mecânico (máquinas com dedos de borraçha chamadas depenadeiras).

Dieta - é a mistura equilibrada de ingredientes de modo a proporcionar nutrientes exigidos pelos animais para expressar o seu desempenho produtivo e reprodutivo.

E

Efluentes – água de lavagem dos produtos e das instalações e equipamentos podendo conter resíduos sólidos como vezes, partículas de gordura, penas, ossos, carne, produtos de higiene, que fluem para fora do abatedouro e necessitam destino adequado.

Energia da dieta - é o valor medido em termos de calorias de uma dieta, em geral expresso na forma metabolizável, ou seja, a energia absorvida da dieta nos processos bioquímicos do organismo animal, diminuída das perdas de energia nas fezes e urina.

Embalagem – envolvimento do produto final em filme protetor para evitar contaminação e perda de material.

Escaldagem – passagem da ave após a sangria pelo banho de água quente para soltar as penas e facilitar a depena.

Espera - tempo decorrido entre a chegada das aves ao abatedouro e o início do abate.

Evisceração - ato de retirada das vísceras (papo, estômago, intestinos, glândulas) da ave após a morte.

Exigência - é a quantidade de nutriente ou de energia em gramas ou calorias por dia ou, como porcentagem de uma dieta fornecida em determinada quantidade por dia, requerida para o animal manifestar seu desempenho e(ou) reprodução normais.

F

Fórmulas de ração - são os resultados dos cálculos executados para determinar a quantidade de cada ingrediente que compõem uma dieta.

Frango de corte - macho ou fêmea híbrido duplo resultante do cruzamento de galinhas de corte (matrizes) destinado à produção de carne com alto desempenho e abatido em idade jovem.

Frango de corte colonial - macho ou fêmea híbrido duplo resultante do cruzamento de galinhas de corte (matrizes) destinado à produção de carne com desempenho intermediário e abatido em idade tardia 85 dias.

G

Galinheiro móvel – pequena instalação coberta e cercada para contenção e proteção das aves, que fica instalada dentro dos piquetes, podendo ser trocada de local periodicamente para que as aves utilizem áreas não utilizadas dentro do piquete e descontaminar a área antiga pela atuação dos raios solares. Pode conter comedouro, bebedouro e puleiros no interior do galinheiro.

Gotejamento – retirada do excesso de água das carcaças pelo escorrimento e gotejamento quando penduradas na nória

Grãos – cereais e oleaginosas produzidos na propriedade agrícola que podem se tornar ingrediente para ração, por exemplo, o milho.

H

Híbrido - indivíduo produzido pelo cruzamento de pais de dois genótipos diferentes.

Higienização - limpeza, tornar propício à saúde. Compreende os procedimentos de limpeza e desinfecção do sistema de produção.

I

Ingrediente - se refere a matéria prima que compõe uma dieta e que contém um ou mais nutrientes e energia.

Insensibilização - ou atordoamento, que tem como finalidade o bem-estar da ave.

Inspeção – ato de verificar a conformidade do processo. Normalmente se inspeciona para ter certeza de que a ave abatida não esteja doente e que a sua carcaça tenha sido tratada de maneira a evitar que se contamine com fezes ou outras sujidades.

Inspeção Federal, Estadual ou Municipal – significa que o inspetor é ligado ao sistema federal ou Estadual ou Municipal.

J

K

L

Lavagem – retirada das sujidades aderidas a carcaça utilizando água corrente.

M

Manejo – conjunto de práticas sistemáticas e necessárias para a cria, recria e engorda do lote de frangos desde o alojamento com um dia de vida até o carregamento para o abatedouro.

Manejo pré-abate - processo que se inicia imediatamente após a fase criatória, com a retirada da ração, chegando até o abatedouoro.

N

Nutriente - é uma substancia presente na dieta e responsável por função bioquímica e fisiológica no animal.

O

P

Pendura - é o processo em que as aves são retiradas das caixas e penduradas pelas pernas em suportes (ganchos) ligados à nória.

Piquete - área cercada onde as galinhas tem acesso à pastagem e exercício, isoladas de outras espécies.

Plataforma de recepção - plataforma na entrada do abatedouro onde encostam os camihões para fazer a descarga das caixas de aves vivas que serão abatidas.

Processamento – todos os processo por onde passa a ave dentro da indústria, desde o abate até o produto final.

Projeto – conjunto de planos e desenhos (plantas) técnicos que especificam todas as etapas do empreendimento, contendo análise prévia da estimativas de produção e rentabilidade.

Q

R

Raça - população de indivíduos com características comuns que são transmitidas de geração para geração e permitem identificação e classificação dos mesmos.

Ração - é determinada quantidade de uma dieta fornecida aos animais na base diária.

Resfriamento – ato de baixar a temperatura das carcaças logo após a lavagem para evitar a proliferação de microorganismos.

Resíduos – partículas formadas no ato de abater, lavar, processar as aves, podem ser fezes, gordura, carne, ossos, cutículas, águas servidas.

S

Sangria - é a operação de abate. Na operação manual o operador corta as veias jugulares, com pouco ou nenhum contato com os ossos do pescoço.

Seleção - escolha dos melhores reprodutores para produzir a próxima geração.

Subprodutos – produtos de interesse secundário que resultam do abate dos frangos, tais como vísceras, sangue, pena.

Sustentabilidade - estado de equilíbrio social, econômico e ambiental em um sistema produtivo, que se perpetua no tempo, garantindo a existência deste para as presentes e futuras gerações.

T

U

V

Vazio das instalações - veja Vazio sanitário.

Vazio sanitário - termo comum que designa o período imediatamente após a limpeza e desinfecção do aviário em que esse permanece fechado, interditado sem a presença de animais até o início de um novo alojamento.

W

X

Y

Z

Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610.
Topo da página